ABS / EPS

O Sistema de ABS evita que as rodas bloqueiem nas travagens mais bruscas.
Por sua vez o Sistema EPS encarrega-se de manter a trajetória durante a condução para que se mantenha estável, fazendo as correções necessárias para tal.
Quando o sistema de ABS funciona dá-se uma repercussão no pedal de travão acompanhado de um ruído causado pela ação das válvulas elétricas.
O ABS funciona em travagens muito intensas e quando há risco de bloqueio das rodas.
O líquido de travagem é o mesmo no sistema de ABS e ESP recomendando-se substituição a cada 2 anos, respeitando sempre as especificações do líquido.

AIRBAG

O airbag é um sistema de segurança passiva que funciona em caso de impacto.
Quando é ativado, no momento do impacto, o sistema deve acompanhar e travar para minimizar o mesmo.
Os detonadores de airbag tem uma caducidade de 5 a 15 anos. Passado este período devem ser substituídos de modo a assegurar a eficácia do sistema.

ESCOVAS LIMPA-BRISAS

As escovas limpa-brisas garantem a visibilidade durante a condução, em caso de chuva.
Quando chove, se as escovas limpa-brisas não estiverem em bom estado, podem provocar um acidente pois garantem significativamente a visibilidade do condutor.
Em grande parte dos veículos a substituiçao das escovas limpa-brisas é uma tarefa simples e rápida, havendo escovas que se adaptam às diferentes inclinações do pára-brisas.
Recomenda-se a substituição das escovas limpa-brisas todos os anos.

LAMPADAS (XENON)

A iluminação é um fator de grande importância para uma condução segura.
As lâmpadas Xenon acendem-se em duas etapas:
a primeira etapa é de arranque onde se aplica a descarga inicial necessária para acender a lâmpada e outra etapa é a que mantém a lâmpada em funcionamento durante a condução.
As lâmpadas Xénon acendem-se em alta tensão portanto recomenda-se que sejam substituídas por um técnico numa oficina.
Estas têm uma duração de funcionamento alargada, no entanto quando a luminosidade enfraquece é uma indicação de que estão perto do fim de vida.
Recomenda-se que na sua substituição se mudem também as bombas laterais de forma a que não se verifiquem diferenças de intensidade.